sexta-feira, maio 30, 2008

Ahop! Futebol de Água Salgada

Nunca gostei de surf. Sempre achei um esporte muito escroto, chato mesmo, daqueles que nos fazem mudar de canal quando aparecem no Esporte Espetacular. O motivo dessa antipatia eu nunca soube; acho que deve ser por uma antipatia ao estereótipo do próprio surfista. Não dá pra ir com a cara de um maconheiro metido a malandro, falando uma língua que só seus iguais conseguem entender. Pois então, como estereótipos são falhos (e muitas de minhas antipatias também), ontem um desenho animado me fez mudar de opinião em relação ao surf. Aliás, um Sr. desenho animado.
“Tá Dando onda” (Surf’s Up) sem sombra de dúvida está entre as melhores animações que já assisti. O termo exato é que me surpreendi “di cum força” com esse filme, produzido pela Sony Pictures Animation. O enredo é relativamente simples: um pingüim que mora no “Frio de Janeiro”, na Antártida, e tem como maior sonho sair daquele lugar para viver de surf. Desacreditado por todos, num belo dia ele tem a oportunidade de mostrar o que sabe em um torneio no Hawaí. A partir daí, entram os grandes personagens, a trilha sonora acachapante e todos os outros elementos que fazem desta, uma excelente animação. Entre eles, a grande sacada de fazer o filme todo como um documentário: na verdade não estamos assistindo uma animação sobre um pingüim surfista, mas sim um documentário sobre a vida dele. Acho que foi justamente essa visão diferente sobre os personagens que me fizeram rever os conceitos sobre o surf. Acabei percebendo que esse esporte trata-se nada mais do que uma grande diversão no mar, como se todo mundo estivesse jogando bola na água salgada. Ou seja, da mesma forma que desde criança me acostumei e a jogar futebol na rua ou em qualquer lugar, se eu morasse em uma cidade litorânea não seria difícil afirmar que o surf seria também um dos meus esportes corriqueiros. É uma comparação meio vaga, uma reflexão meio difícil de explicar aqui, mas que me fez mudar alguns de meus conceitos. Em suma, vale a pena passar na locadora e dar umas ótimas risadas com “Ta Dando Onda” e, quem sabe, também ter uma outra visão sobre o Surf.


P.S. Ainda continuo não indo com a cara de maconheiros “malandrões” e com parafina até você sabe onde.